sexta-feira, 26 de março de 2010

Pedagogia - conceito e origem

A Pedagogia é a ciência cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo e engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

Sua origem nos remete ao grego antigo παιδαγωγία (transliterado paidagōgeō). Na Grécia clássica o pedagogo era o escravo encarregado de acompanhar os meninos até a escola. No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação a nível de Licenciatura, conferida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ao curso que trata dos assuntos relacionados à Educação por excelência e difere do que acontece em alguns países como Estados Unidos e Reino Unido que, não há especificamente um curso de graduação em Pedagogia, mas concede-se um grau acadêmico de Doutor em Educação.

O curso em questão através da grade horário-curricular habilita o graduado em: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além de se dedicar à área técnica e científica da Educação.

2 comentários: