quarta-feira, 12 de maio de 2010

TENDÊNCIAS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O planejamento da atuação docente, junto ao processo de ensino e aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, e no espaço escolar em geral e encontra-se embasado nas seguintes vertentes:

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - orientados pelo MEC, justificam e fundamentam as opções feitas para a elaboração dos documentos de áreas de conhecimento e Temas Transversais, estabelecem uma referência ao plano curricular nacional, subsidiando a formulação do projeto educativo.dos estabelecimentos de ensino e principalmente aos professores, servindo de eixo norteador na elaboração e reelaboração dos currículos para os diferentes níveis de ensino no país

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) - construídas a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas de conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, propondo uma direção  mais duradoura, uma vez que encontram-se mais próximas da ação pedagógica amparando as instituições de ensino brasileiras em sua organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.

Projeto Político–pedagógico - diretriz orientadora das ações educativas na escola, devendo ser construído democraticamente por todos os envolvidos no espaço escolar, expressando as concepções de homem, sociedade, Educação, conhecimento, escola, dentre outras.

Regimento escolar - instrumento formal e legal que regula a organização e o funcionamento da instituição quanto aos aspectos pedagógicos, com base na legislação educacional vigente.

Planos de estudo - muitas das vezes vêm prontos das secretarias, podendo dentro do atual paradigma (LDBEN 9394/96), a escola pensar em seu próprio plano, adequando-o às necessidades de seus alunos e à realidade histórico-social, na qual está inserida.

Plano de trabalho - construído pelo professor, cabendo a ele planejar a sua ação docente, partindo dos objetivos propostos no planejamento da escola.

Plano de aula - consiste no detalhamento da proposta do professor para uma aula ou um conjunto de aulas e deve estar necessariamente articulado a seu plano de trabalho, tornando instrumento orientador de seu cotidiano.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - SCHEIBEL, Maria Fani , MAIA, Christiane Martinatti - Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008 - págs 85-94