segunda-feira, 14 de junho de 2010

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO – articulações indissociáveis essenciais

A ação de planejar na escola, tendo em vista sua importância na organização e gestão, carece ultrapassar a dimensão técnica, integrando-se a ela, uma dimensão político-social e científica, concomitantemente. Já a avaliação pode ser compreendida como uma crítica do percurso desta ou de outras ações, podendo ser curta ou prolongada, mas deve fornecer elementos necessários a melhoria do processo ensino-aprendizagem e a resolução dos problemas existentes no espaço educacional.
Estas articulações encontram-se diretamente associadas: o planejamento precisa ser um ato coletivo, que garanta a eficácia dos trabalhos na instituição de ensino, considerando o ambiente–físico, os recursos humanos, didáticos e financeiros e ainda fatores externos tais como políticas sociais, a avaliação por sua vez, através de suas indicações, nos permite traçar objetivos, repensá-los e criar estratégias mais apuradas para modificar e aperfeiçoar o campo de atuação de todos os atores envolvidos no processo escolar.
Segundo CERVI, Rejane de Medeiros (2008, p. 75)
podemos simplificar a compreensão da avaliação, definindo-a como o processo de conhecer e julgar a relação entre metas estabelecidas, recursos, empenhos e resultados obtidos pela administração e por professores e alunos em uma dada situação de trabalho na instância pedagógica. Esse conhecimento serve à tomada de decisão das intervenções que regulam e aperfeiçoam a função escolar sob a inspiração de planos e projetos educacionais formalizados. Com tal definição, a avaliação educacional compromete-se com processos de mudança planejada.
Avaliação e planejamento são processos indissociáveis, e ao se complementarem, necessitam findarem-se em ações pedagógicas e administrativas críticas, transformadoras e indiscutivelmente respeitadoras das múltiplas faces envolvidas no processo, objetivando uma maior segurança nas práticas educativas atuais e futuras em prol de resultados necessários, significativos e satisfatórios.

Referência bibliográfica
CERVI, R.M. Planejamento e avaliação educacional. Curitiba: Ibpex, 2008.