quarta-feira, 21 de julho de 2010

NOÇÕES MATEMÁTICAS - sugestão de atividade baseada na proposta de Lorenzato

Lorenzato (2006) apresentou uma proposta de ensino matemático para trabalhos com crianças de 0 a 6 anos, em que é preciso começar o processo ensino/aprendizagem da área em questão por onde as crianças se encontram e não por onde os professores gostariam que as mesmas estivessem. Dessa forma, o referido teórico estabelece que os professores devem aproveitar os conhecimentos e habilidades que os estudantes já possuem, explorando três campos matemáticos: espacial, numérico e de medidas.

 ATIVIDADE:

Título: Bolas coloridas 

Objetivo: 
Trabalhar noções matemáticas a partir da demonstração e manuseio de bolas coloridas, com a proposta de interação do grupo de crianças alavancando diferentes noções matemáticas e geométricas tais como: cheio/vazio, dentro/fora, maior/menor, perto/longe.

Justificativa: 
Colaborar de forma prática com a compreensão das relações: espacial, numérico e de medidas, a partir de objetos familiares ás crianças,
Reconhecer e valorizar as noções espaciais, como ferramentas necessárias ao desenvolvimento dos estudantes, através de recursos que respeitem as experiências extra-escolares dos mesmos.

Introdução:
A abordagem irá retratar as relações matemáticas e a antecipação de noções geométricas, aproveitando conhecimentos e habilidades familiares ao grupo de estudantes, a partir de uma prática exploradora e conjunta que leva em consideração a socialização e objetos do cotidiano das crianças

Material:
• recipiente de plástico transparente
• bolas coloridas
    
Desenvolvimento:
Preencher o recipiente de plástico transparente até uma certa altura com bolas de cores e tamanhos diversos espalhando algumas do lado de fora, longe e perto do mesmo.
Após a montagem do cenário, propor a seguinte atividade, que deverá ser desenvolvida em grupo:

• identifiquem a bola maior;
• identifiquem a bola menor;
• identifiquem a bola que está mais perto do recipiente;
• identifiquem a bola que está mais longe do recipiente;
• coloquem as bolas verdes dentro do recipiente;
• retirem as bolas azuis do recipiente e espalhe-as do lado de fora;
• coloquem todas as bolas dentro do recipiente;
• retirem todas as bolas do recipiente.

Conclusão:
A proposta das atividades lúdicas e interativas quando debruçadas no manuseio de objetos já conhecidos e na bagagem extra-escolar das crianças, proporcionam de forma agradável e curiosa a construção do conhecimento das noções matemáticas e a introdução da geometria, que indiscutivelmente auxiliarão no estabelecimento das relações necessárias para o aprendizado futuro, dando base e favorecendo a prática docente da disciplina em questão .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GONDIM, Maria da Salete Alves, Lápis na Mão – Manual Interdisciplinar – pré-escola – Editora FTD - p. 46

LORENZATO, Sérgio - QUE MATEMÁTICA ENSINAR NO PRIMEIRO DOS NOVE ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
acesso em 10/07/2010

MINIDICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2.ed.rev. e aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.