domingo, 15 de agosto de 2010

INVENÇÕES QUE TRANSFORMARAM O PLANETA E SOBREVIVERAM AO TEMPO

FOTOGRAFIA (1839) 
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
Hoje: a imagem digital, que dispensa filme e revelação, transformou a fotografia em um hobby de milhões de pessoas em todo o mundo. 




TELEFONE (1876) 
Embora vários inventores estivessem trabalhando no projeto do telefone, foi o escocês Alexandre Graham Bell quem realizou a primeira ligação entre dois aparelhos. "Doutor Watson, preciso do senhor aqui imediatamente", foi a primeira frase pronunciada ao telefone para um de seus assistentes. 
Hoje: cada vez mais o celular facilita a vida do usuário em todos os sentidos.





LUZ ELÉTRICA (1879) 
Em 21 de outubro de 1879, Thomas Edson em seu laboratório, no estado de Michigan, após experimentar nada menos que 1.600 susbstâncias diferentes conseguiu produzir com um fio de linha carbonizado, uma lâmpada incandescente que permaneceu acesa durante 40 horas.  
Hoje: no Brasil, 90% das casas possuem luz elétrica e nos países desenvolvidos esse número é de quase 100% .






CARRO (1886) 
O engenheiro alemão Gottlieb Daimler desenvolve o primeiro veículo de quatro rodas movido por motor a gasolina. O veículo é considerado o primeiro automóvel da história.
Hoje: O carro é o principal meio de transporte da atualidade.


RÁDIO (1896) 
Criado pelo italiano Guglielmo Marconi, o rádio teria sua primeira transmissão realizada na virada do século XIX para o XX, em 1901. Ele enviou ondas de rádio de um balão, na Inglaterra, que foram captadas na Costa Oeste dos Estados Unidos. 
Hoje: o rádio trocou o entretenimento dos primeiros tempos pela prestação de serviços. Nisso, é imbatível.




TELEVISÃO (1924)
A primeira transmissão, para a comunidade científica, ocorreu em Londres e foi captada em um aparelho de 30 linhas de definição. Era possível ver apenas o contorno de imagens de pessoas. Na França, a primeira transmissão foi feita em 1935, da Torre Eiffel. Nos Estados Unidos, em 1939. No Brasil, em 1953. 
Hoje: a TV é o principal meio de entretenimento das pessoas. No futuro próximo, cada telespectador montará a própria programação.



COMPUTADOR ( 1945) 
Embora a invenção do computador pessoal date do fim dos anos 70, ele está prestes a completar 60 anos. O primeiro, o Enniac, pesava 30 toneladas, usava cartões perfurados e tinha, entre outras funções, de fazer cálculos de balística para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis, os laptops. 
Hoje: o computador se tornou uma ferramenta indispensável na vida cotidiana, seja profissionalmente, seja como instrumento de pesquisa, comunicação pessoal e entretenimento.


SATÉLITE (1957) 
O Sputnik, russo, foi o primeiro satélite lançado no espaço. Criado para pesquisa espacial, seu uso foi ampliado para estudos meteorológicos a partir dos anos 60. O Telstar, primeiro satélite de comunicações, foi lançado, em 1962, pelos Estados Unidos. 
Hoje: a idéia de Aldeia Global, para ser real, depende 100% dos satélites.





INTERNET (1969)

Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na metade dos anos 90. No Brasil, o serviço foi implantado em 1995. Em 2000, o país adotou o sistema de banda larga. 
Hoje: há dez anos, a rede não existia. Não dá nem para imaginar como seria a vida sem ela.

FONTES: 
http://epoca.globo.com/especiais/2004/tecnologia/abre02.
htm http://www.documentarios.org/video/detalhar/1414/thomas_edison_e_a_luz_eletrica/ 
http://www.fujifilm.com.br/comunidade/historia_da_fotografia/index.html 
acesso em : 14/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário