sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - DIRETRIZES - SÍNTESE


 
Segundo ALBUQUERQUE, 2008: 
 A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e, quando comprometida com a emancipação social, pode contribuir com a compreensão desta complexa trama política educativa em que as políticas são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar, sendo valiosas fontes de informação crítica, de problematização da realidade, de ressignificação, incorporando-se eticamente aos processos de tomada de decisão, exercendo a sua função de estratégia democrática de gestão educacional.


É necessário planejar e avaliar bem aquilo que se ensina e o que as crianças estão aprendendo desde o início da escolarização. É preciso não perder tempo, não deixar para os anos seguintes o que se deve assegurar desde a entrada da criança, aos seis anos, na escola. A instituição de ensino não deve se ater apenas aos aspectos cognitivos do desenvolvimento, pois a reprovação tem impactos negativos, como a evasão escolar e a baixa-estima. 

Ressalta-se ainda um dos critérios estabelecidos no art. 24, inciso V, alínea “a” da LDBEN 9394/96: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. 

É imprescindível observar os princípios essenciais da avaliação elaborados pelo Conselho Nacional de Educação (PARECER CNE/CEB Nº 4/2008)

▪ processual, participativa, formativa, cumulativa e diagnóstica e, portanto redimensionadora da ação pedagógica; 
▪ não pode repetir a prática tradicional limitada a avaliar apenas os resultados finais traduzidos em notas ou conceitos; 
▪ não pode ser adotada como mera verificação de conhecimentos visando ao caráter classificatório; 
▪ é indispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de acompanhamento contínuo, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem; 
▪ a avaliação, como um momento necessário à construção de conhecimentos pelas crianças no processo de alfabetização. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

ALBUQUERQUE, Targélia de Souza – Avaliação da Educação e da Aprendizagem - Curitiba IESDE S.A. , 2008 – p.33 

Revista de Divulgação Científica Para Crianças – Ciência Hoje das Crianças. Ano 22, número 205. Setembro de 2009. Encarte.

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