quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BOLETINS ESCOLARES: conceito e tecnologia a serviço dos informativos





Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96 

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: 

(...)

VII - informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica 

CONCEITO: 

Informativo para circulação interna ou comunicação pública dos registros escolares, próprio para informar a freqüência, o aproveitamento e/ou conceitos do desempenho cognitivo e social dos estudantes durante um período letivo (bimestre, trimestre, etc.). O mesmo deverá ser expedido devidamente carimbado e assinado pela escola, quando solicitado, como documento comprobatório do desenvolvimento estudantil, anexos aos históricos escolares ou para fins empregatícios, de estágios, entre outros e entregue aos educandos e/ou aos seus responsáveis no final de cada etapa trabalhada ou quando se fizer necessário. 

Sendo assim, após as avaliações e considerações parciais ou finais referentes aos períodos trabalhados, é chegada a hora de preencher os boletins e para isso é preciso ter a consciência de estar lidando com o resultado de um trabalho construído cotidianamente e com informações referentes ao mesmo, ou seja, a credibilidade do profissional e da escola serão expostas para um público que precisa e tem o direito a essas informações, além de serem peças importantes na formação dos estudantes. Portanto coerência e precisão são fundamentais no preenchimento dos mesmos. 

NOTA: Algumas escolas não possuem profissionais suficientes na secretaria para o preenchimento dos boletins, o que resulta em mais uma atribuição para o professor, que quando bem orientado executa com maestria mais esta tarefa.

TECNOLOGIA VIRTUAL

Os avanços tecnológicos contribuem com novas formas de compreender a cognição e a comunicação e destacam a internet no cenário educacional como suporte midiático aos processos interativos e de criação de identidade profissional, o que nos leva a crer que com parcos investimentos e uma visão empresarial mais ampla e determinada dos setores público e privado (importante lembrar, que alguns já a possuem), toda a dinâmica em torno da burocrática escrituração escolar precisa ser facilitada e agilizada pela tecnologia virtual, que em tempos contemporâneos onde todos os olhares encontram-se voltados para a educação ambiental e a sustentabilidade não seria apenas prudente e inteligente, mas essencialmente necessário.

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