quinta-feira, 11 de novembro de 2010

BIOLOGIA – por que ensiná-la?

 
Informações biológicas adquiridas através de estudos e experimentos, datam da época pré-histórica. Em sua  rústica condição de caçador e coletor, o homem primitivo conheceu diferentes tipos de animais e plantas e, mais especificamente, o comportamento dos primeiros, assim como os períodos de frutificação das espécies vegetais de que se alimentava, o que pode ser observado nas representações de animais em pinturas rupestres. 

Estudos reconhecidos revelam que os babilônicos, por volta de 1800 a.C. , já conheciam o dismorfismo sexual das tamareiras. Em papiros e baixos-relevos foram também achadas descrições anatômicas de animais e do corpo humano, assim como estudos sobre os tecidos das plantas cultiváveis. Os antigos egípcios dispunham ainda de conhecimentos sobre plantas e óleos vegetais, que aplicavam às técnicas de embalsamamento. 

No final do século XX, novos desafios, as questões ambientais e novas moléstias , como a AIDS por exemplo, levaram as ciências biológicas a uma maior interdisciplinaridade, poder, síntese e precisão. 

Biologia ( do grego - βιος - bios = vida e λογος – logos) é o agrupamento das disciplinas que têm por objeto os seres vivos. Estuda portanto a estrutura, as funções , a evolução e as interações das várias formas de vida entre si e com o meio que o cerca. Divide-se em campos específicos de acordo com os tipos de organismos estudados: botânica para plantas, entomologia para insetos, e ssim por diante. É ainda mais subdividida em níveis de estudo, indo de biologia molecular, a assunto da bioquímica, até comunidades inteiras de plantas ou animais, que formam o assunto de ecologia. A biologia também inclui a história da vida na Terra. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

CLÁZIO & BELLINELLO. Biologia (Volume único). Editora Atual, 1999. 

MARCONDES, Ayrton. Biologia e Cidadania, 3 volumes. Escala educacional, 2008.
 
SOARES , José Luis. Biologia no terceiro milênio 1, Editora Scipione, 1999.

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