terça-feira, 23 de novembro de 2010

LIDERANÇA E COMPETÊNCIA INTERPESSOAL

Para que um grupo sobreviva integralmente, e cumpra seu papel com êxito,  faz-se necessária a presença de alguém que o guie, o oriente, independente da boa vontade de cada integrante, sendo para isso necessário que  este grupo nomeie por indicação ou apoie a auto-indicação de um chefe ou de um líder. 

Por chefe podemos compreender o indivíduo que interpreta, defende e realiza uma tarefa à frente de todo o seu grupo, aquele que emana a autoridade por ser o portador do direito de exercer um papel saliente no desempenho de sua função. 

Já como líder podemos entender aquele que desenvolve em si, as qualidades que o torna um indivíduo digno de seu título, que possua habilidade de exercer influência e ser influenciado, quando necessário, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a obtenção do bem comum. 

Os estilos de liderança podem ser destacados da seguinte forma:

Líderes Ressonantes: são empáticos e expressam bem esse sentimento, compartilham idéias e tomam decisões de maneira colaborativa. São visionários, conselheiros, agregadores, empreendedores, democráticos, carismáticos e servidores. 
 • Líderes Dissonantes: são desprovidos de empatia, e não transmitem confiança, visam benefícios próprios e não coletivos, desenvolvendo com essa postura conflitos ingerenciáveis. Geralmente são agressivos, despóticos, autocráticos e arrogantes. 

Como apoio ao trabalho de um líder e para que ele se faça entender bem , a comunicação torna-se uma relevante e indispensável aliada, uma vez que a mesma praticada com eficiência e clareza, fortalece o relacionamento interpessoal, facilitando a atuação profissional. Para exercitá-la é preciso compreender alguns componentes críticos que distinguem claramente os bons dos maus comunicadores. São eles: 

● auto-imagem ou autoconceito; 
● saber ouvir; 
● clareza de expressão;
● capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; 
● transparência 

Os ruídos na comunicação podem prejudicar o processo, afetando assim o relacionamento interpessoal, sendo para isso imprescindível entender os tipos de comunicação e os fatores que favorecem e os fatores que desfavorecem o trabalho de equipe: 

Os instrumentos empregados na comunicação podem ser verbais ou não verbais. 

COMUNICAÇÃO VERBAL: tem a tendência de se tornar o instrumento preferido das comunicações, ocorre quando alguém utiliza a linguagem oral ou escrita para iniciar o contato.

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: ocorre quando os recursos utilizados não pertencem ao verbal: comunicação de gestos, expressões faciais, as posturas, entre outros. 

Portanto, para a comunicação ser autêntica, é necessário que a comunicação verbal esteja em total sintonia com a comunicação não verbal. 

FATORES FAVORÁVEIS: cooperação, organização, comprometimento, planejamento, incentivo, respeito, disponibilidade, conhecimento, poder de negociação, compreender as limitações – as próprias e as do outro, etc. 
FATORES DESFAVORÁVEIS: os conflitos não gerenciados, falta de tempo, falta de interesse e objetivos não comuns a todos. 

"O processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, sob forma de comportamentos manifestos e não manifestos, verbais e não verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais."(Fela, 2002) 

O desafio eminente da convivência humana e de relacionamentos, em qualquer grupo social, nos faz refletir e a buscar constantemente o equilíbrio, seja ele pessoal ou profissional, pois nesse processo de interação, o relacionamento interpessoal é e sempre será muito complexo, pois somos dotados de emoções diversas e em nosso íntimo sempre preferimos conviver com pessoas a nós simpáticas. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CENTRO DE FORMAÇÃO E APREFEIÇOAMENTO DA PRAÇAS 

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001 

Um comentário:

  1. Olá Welington.
    Até mesmo entre crianças sempre tem um que está sempre a frente de tudo, esse será certamente um lider no futuro(rs)
    Belo post.
    Foi publicado na Teia.
    Até mais.

    ResponderExcluir