segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ENSINO FUNDAMENTAL – ARTE – TEATRO

 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem quatro grandes áreas no ensino da Arte para o terceiro e quarto ciclos; Artes visuais, Dança, Música e Teatro. O conteúdo de cada uma delas vai depender do que os alunos já estudaram nos ciclos anteriores, para que haja continuidade no processo de aprendizagem. Vale lembrar que não é necessário esgotar todo um assunto para passar para o seguinte. Eles podem ser trabalhados de forma intercalada no decorrer do ano, de acordo com o planejamento pedagógico. 

TEATRO

É inerente ao ser humano a necessidade de contar histórias, narrar fatos e recriar acontecimentos. O teatro, dessa forma, sempre constituiu um meio de compreender a realidade em que vivemos e transcender seus limites. Trata-se de um jogo de construção que promove o desenvolvimento da criatividade, abre possibilidades de compartilhar descobertas, idéias, sentimentos e atitudes. Não se pode perder de vista que a prática teatral está ligada às tradições da época e da cultura nas quais foi criada. 

Principais objetivos:

▪ compreender o teatro nas diversas dimensões (artística, estética, histórica e social); 
▪ pesquisar recursos materiais disponíveis na escola e na comunidade para atividades teatrais;
▪ conhecer os períodos da história do teatro; 
▪ usufruir a produção teatral da escola, da comunidade e do circuito cultural;
▪ reconhecer o teatro como forma de desenvolvimento da solidariedade.

FONTE: 
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário