terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – CIÊNCIAS NATURAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

Desde os primórdios, o ser humano busca explicações para o mundo, seus fenômenos naturais e tenta encontrar meios de melhor adaptar-se à vida na Terra. O domínio do fogo, a invenção da roda, a manipulação genética, as descobertas espaciais, tudo é resultado das indagações do homem diante de sua realidade. Para encontrar respostas distantes da Ciência. Tempo atrás, por exemplo, a representação da Terra não passava de uma superfície plana, com o céu acima, simbolizando o paraíso, e o inferno abaixo, que seriam as trevas. Chuvas e trovões, passagens de cometas não raro eram associados a poderes divinos, como algum sinal ou castigo. As interpretações variavam de povo para povo, de acordo com crenças, hipóteses para a criação de mundo e estágios de desenvolvimento cultural. O pensamento científico, de fato, é recente se considerada a história da evolução humana, Mas, por meio dele, foi possível encontrar uma trilha em comum para diferentes pessoas, de idiomas distintos e países diversos, aplicarem seus conhecimentos na tentativa de compreender as coisas que nos cercam.

Mostrar a ciência como elaboração humana para entender o mundo é a meta para o professor. É necessário favorecer a postura reflexiva e investigativa e colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação. O ensino de Ciências Naturais não pode ser voltado para um futuro distante. Conhecer Ciência é ampliar a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental e, assim, capacitar o aluno a exercer desde já seu papel de cidadão do mundo. 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais dividiram a disciplina em quatro grandes eixos de estudo para ensino no terceiro e quarto ciclos de estudos. Vale lembrar que, assim como nas demais matérias, a proposta dos PCN’s não é estanque e pode ser moldada a critério do professor e de acordo com a identificação dos alunos. Os eixos temáticos são: “Terra e Universo”, “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde” e “Tecnologia e Sociedade”.

Os PCN’s de Ciências apresentam como sugestão uma possível sequência de etapas para o planejamento das atividades:

▪ apresente o tema à classe. Pode ser uma simples exposição oral ou acompanhada de algum recurso didático, como o trecho de um filme ou uma notícia de jornal. Apresente fatos, levante interpretações e dúvidas para organização do trabalho; 
▪ delimite os problemas que serão investigados e formule hipóteses para sua solução. Conhecimentos prévios dos alunos devem ser registrados coletivamente, para posterior comparação; 
▪ chegou a fase da investigação. Incentive a utilização de diferentes fontes de informações e outros recursos didáticos, como jogos e simulações. Durante essa etapa, os estudantes reestruturam suas explicações com a confrontação das hipóteses iniciais e as informações obtidas; 
▪ a avaliação, individual ou em grupo, pode ser em forma de seminário, relatório ou outro meio que mostre a sistematização final de conhecimentos; 
▪ por último, peça uma auto-avaliação dos alunos. A comparação entre conhecimentos prévios e os resultados finais é interessante para a turma reconhecer e valorizar o processo de aprendizagem. 

FONTE: 
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 25 a 30

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