sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PEDAGOGIA AMBIENTAL



A construção do Programa de Gestão Ambiental Escolar está baseada no desenvolvimento do que poderíamos chamar de pedagogia ambiental, que compreende um conjunto de etapas sucessivas e interdependentes que tem por objetivo o desenvolvimento e incorporação gradual de conhecimentos, atitudes e valores. 

Assim, a partir do conhecimento, é possível associar o sentimento, o pertencimento, o envolvimento na construção de uma gestão comprometida com os verdadeiros valores ambientais. Isto significa desenvolver atitudes como cuidar, participar, mobilizar e organizar a sociedade para a transformação da realidade ambiental e social. 

Para que a educação ambiental possa evoluir para uma proposta de gestão ambiental, é importante agregar diferentes áreas do conhecimento dentro de um a perspectiva de transversalidade, integrando todos os professores, alunos e comunidade.

FONTE:
Gestão e Agenda Ambiental Escolar: Bacia do Rio das Velhas / Marcus Vinícius Polignano... [et al]. - Belo Horizonte: [s.n.], 2004 (Belo Horizonte: SEGRAC)

4 comentários: