quarta-feira, 30 de março de 2011

BIBLIOTECAS ESCOLARES – CONCEITO E FINALIDADE

As instituições de ensino são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual de quem, futuramente, irá intervir no cotidiano social, e têm a biblioteca escolar como mais um suporte imprescindível ao ensino/aprendizagem dos estudantes de todos os níveis de escolaridade. Atuando não apenas como um centro de pesquisa, a biblioteca escolar é também um local de interação e desenvolvimento crítico dos alunos em fase de crescimento e amadurecimento cognitivo. 

A finalidade desse setor é de extrema importância por integrar as ações pedagógicas facilitando o acesso e a utilização da informação e promovendo a cultura e o incentivo à leitura. Por isso, conceituar o âmbito onde suas ações se desenvolvem é importante para o pleno entendimento desta política.

O grande desafio enfrentado pela biblioteca escolar é ser entendida, por discentes, docentes, coordenadores e gestores, como integrante de um processo capaz de fornecer subsídios para informar e transformar a realidade do ensino. 
  
Atualmente, as bibliotecas não são mais compreendidas como meros depósitos de livros, mas como uma fonte dinâmica de cultura que deve atender às várias e amplas necessidades de seus frequentadores. […] a biblioteca se integra com a escola, colaborando efetivamente com o professor em seus processos ativos de aprendizagem formando atitudes positivas, desenvolvendo as habilidades de estudo, pesquisa e consulta. (CARVALHO, 1972, p. 197) 

A Organização dos Estados Americanos (1985, p. 21) conceitua a biblioteca escolar como um centro de aprendizagem no qual se pode observar

uma participação direta em todos os aspectos do programa de educação [ desenvolvido] com materiais de todo tipo, onde os educadores, estudantes e usuários em geral podem redescobrir e ampliar os conhecimentos, desenvolver pesquisas, desenvolver aptidões para a leitura, para opinar, para avaliar, assim como, desenvolver todos os meios de comunicação [de] que dispõe o ser humano com o objetivo de assegurar uma aprendizagem total já que vivemos em um mundo multidimensional.

A biblioteca escolar constitui, desta forma, uma instituição responsável pela organização de fontes bibliográficas, devendo disponibilizá-las para leitura e uso dos alunos, professores, funcionários e, no caso de biblioteca-polo, também a população de seu entorno. A biblioteca escolar contribui, potanto, como fonte informacional ao ensino, promovendo animação cultural, apoiando pedagogicamente o ambiente escolar, promovendo uma melhor compreensão da vida e do mundo a seus usuários. A conceituação adotada por esta política de desenvolvimento de acervo é de que a biblioteca escolar é um centro de constante incentivo à leitura e de apoio pedagógico, onde seu acesso ocorre através de fontes de qualidade registradas em diversos meios. De posse dessa informação, o indivíduo poderá construir e reproduzir conhecimentos, ampliando o mundo ao seu redor.

A definição do público de biblioteca escolar não se restringe ao aluno. Antes, diz respeito ao apoio das atividades desenvolvidas por pedagogos, coordenadores e professores da isntituição, ou seja, engloba toda a estrutura educacional. Muitos profissionais que atuam nas bibliotecas e os próprios docentes acreditam, erroneamente, que apenas o estudante é beneficiado com os recursos disponíveis na biblioteca. Por tal motivo, muitas atividades de apoio às pesquisas para palnejamento didático deixam de ser efetivadas. 

O acervo dessas instituições precisa ser adequado também às funções pedagógicas desenvolvidas nas escolas, mas sem perder de vista o espaço lúdico inerente à formação do aluno enquanto leitor. 

Além disso, há que se levar em consideração também os aspectos sociais, culturais e econômicos inerentes a esses usuários, apectos esses que influenciam também no tipo de obra que as instituições devem manter em seu acervo, diante da necessidade de se trabalharem as questões vivenciadas pelos usuários em seu cotidiano. 

Fonte: 
Política de desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/ Haieska Haum (org.)...[et al], – Belo Horizonte: 2009. p. 5 a 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário