quarta-feira, 30 de março de 2011

CARLOS RIBEIRO JUSTINIANO CHAGAS – VIDA E CARREIRA – BREVE HISTÓRICO

Carlos Chagas nasceu em 1878, na Fazenda Bom Retiro, em Minas Gerais e era o filho mais velho de quatro irmãos. Passou a infância nas fazendas da família e desde cedo, mostrava interesse em estudar medicina. 

Em 1897, Chagas matriculou-se na Faculdade de Medicina. Naquela época, vivia-se a grande preocupação de como enfrentar os problemas de saúde, principalmente na capital federal, como as más condições de higiene e as epidemias de febre amarela. 

No ano de 1902, Chagas procurou o Instituto Soroterápico Federal (que depois, foi chamado de Instituto Oswaldo Cruz e hoje, faz parte da Fundação Oswaldo Cruz), criado para fabricar soro e vacina contra a peste bubônica – doença que pode levar à morte e que afetava muitas pessoas na época. Lá, ele conheceu o cientista Oswaldo Cruz, que se tornaria seu grande mestre. Com ele, realizou várias pesquisas para seu trabalho de conclusão do curso médico, que tinha como tema a malária. 

Porém, em 1904 já formado, Chagas decidiu dar outro rumo à sua carreira e foi trabalhar no atendimento a pacientes um hospital em Jurujuba, Niterói (RJ) e também em seu consultório particular, no centro do Rio. Neste mesmo ano, casou-se com Irís Lobo, com quem teve dois filhos, Evandro Chagas e Carlos Chagas Filho – mais tarde os dois também tornaram figuras importantes na pesquisa científica do Brasil. 

Chagas voltou a trabalhar com Oswaldo Cruz quando este o chamou para atuar em campanhas de combate a malaria. As primeiras foram em Itatinga (SP), em 1905 e em Xerém (RJ), em 1907. Neste ano, Chagas partiu para uma terceira
expedição, em Minas Gerais. Foi durante esta campanha que chagas descobriu a doença que leva seu nome. 

Além de tornar-se um importante cientista, Chagas ficou conhecido também por ser o sucessor de Oswaldo Cruz no Instituto de Manguinhos, importante instituição da ciência brasileira. Ele também dirigiu a instituição responsável pelos serviços de saúde pública do país e ali procurou colocar em prática sua idéia de que era preciso combater os problemas de saúde do interior. Carlos Chagas faleceu em 1934, de problemas cardíacos.

FONTE:
Revista de Divulgação Científica Para Crianças – Ciência Hoje das Crianças. Ano 22, número 202. Junho de 2009. P. 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário