terça-feira, 26 de abril de 2011

ANTÁRTICA – O CONTINENTE DOS EXTREMOS

A Antártica, o espaço e os fundos oceânicos constituem as últimas grandes fronteiras ainda a conquistar pelo homem. O continente antártico é o continente dos superlativos. É o mais frio, mais seco, mais alto, mais ventoso, mais desconhecido e mais preservado de todos os continentes. 

Quinto continente em extensão, é o único sem divisão geopolítica. O continente antártico e as ilhas que o cercam perfazem uma área aproximada de 14 milhões de km2 , 1,6 vezes a área do Brasil – cerca de 10% da superfície da Terra. Centrado no Pólo Sul Geográfico, é inteiramente circundado pelo Oceano Antártico ou Austral, cuja área, de cerca de 36 milhões de km2 , representa aproximadamente 10% de todos os oceanos. Combinadas, áreas marinha e terrestre nos dão a dimensão da grandiosidade e da vastidão do continente antártico, que indubitavelmente constitui parte visual de nosso planeta. É a maior área selvagem natural que resta no planeta.

Com o interior tão seco quanto o deserto do Saara, com ventos intensos que chegam a 327 km/h, a Antártica é três vezes mais alta que qualquer outro continente, com uma altitude média de 2,3 mil metros. Embora coberta por gelo, é formada por rochas e tem uma margem continental constituída de sedimentos. Essas rochas e sedimentos são, provavelmente, detentores de incalculáveis recursos minerais e energéticos, incluindo petróleo e gás. 

O interior da Antártica tem uma temperatura média em torno de -55º C no inverno e a mais baixa temperatura já registrada, de -89,2º C. A Antártica é o mais frio dos continentes, o refrigerador do mundo. Noventa e nove por cento de sua superfície estão permanentemente recobertos por um manto de gelo, que atinge quase cinco quilômetros de espessura e um volume de 25 milhões de km3 . Está ainda rodeada por uma camada de mar congelado, cuja superfície pode variar de 3 milhões de km 2 , no verão, a até 18 milhões de km 2 , no inverno. Cerca de 90% do gelo e de 70% da água doce do planeta estão armazenados no manto de gelo que cobre a Antártica. 

As formas de vida existentes na Antártica evoluíram sob as condições extremas de frio, vento, gelo e neve. O isolamento desse continente pelas massas de água e as condições especiais condicionaram o estabelecimento de espécies que só aí ocorrem. A vida na Terra está restrita a uma estreita faixa, próxima do mar, qua permanece livre de gelo durante o verão, e se restringe a pequenos invertebrados, microorganismos, e uma flora abundante de liquens e musgos, além de fungos, algas e poucas gramíneas. Também são vistas freqüentes m terra, para reproduzir e descansar, as focas e as aves marinhas. Já o interior da Antártica é um grande deserto de neve e gelo. Em contraste com as áreas emersas da Antártica, as comunidades marinhas são ricas e diversas. É no mar que, de fato, encontra-se a vida na Antártica.

Por seus valores naturais e agrestes, praticamente intocados pelo homem, que por si só constituem um preciosíssimo patrimônio de toda a humanidade, que cabe preservar, a Antártica foi designada como reserva natural, consagrada à paz e à ciência.

FONTE: 
Antártica: ensino fundamental e ensino médio / coordenação Maria Cordélia S. Machado, Tânia Brito. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009. P. 11 e 12 .: Il. (Coleção explorando o ensino; v.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário