quinta-feira, 28 de abril de 2011

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - 2011

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a 33ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. 

Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. 

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são: 

■ Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma Secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais.
■ Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas. 
■ Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas. 


A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

Projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. 

Dentre as realizações da OBMEP destacam-se: 

■ a produção e distribuição de material didático de qualidade;
■ o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
■ o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado); 
■ a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais; 
■ a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação;

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 

Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. 

Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo. 

Como participar

Em geral, o aluno participa da Olimpíada Brasileira de Matemática através de sua escola (Níveis 1, 2 e 3) ou Universidade (Nível Universitário). Esta por sua vez, assegura sua participação entrando em contato com um coordenador regional e nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na escola ou universidade. Veja aqui a lista dos coordenadores regionais

O cadastro das escolas é feito via Internet entre os meses de fevereiro e abril de cada ano. Se você é um estudante que deseja participar da Olimpíada, mas sua escola ou universidade não tem um representante da OBM, entre em contato com o seu coordenador regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário