sexta-feira, 22 de julho de 2011

ARTE - EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA : a criança em desenvolvimento

Pensar na criança e nas suas possibilidades de crescimento e organização pela arte é pensar primeiro nas características de suas fases de desenvolvimento.

Dos 4 aos 7 anos , segundo Viktor Lowenfeld e Brittain (1972):

Esta etapa é denominada de estágio pré-esquemático e vai normalmente dos 4 aos 7 anos. Nesta fase, a criança faz a representação típica de um homem apenas com cabeça e pés e desenha vários objetos de seu meio com os quais teve contato. As figuras são colocadas no espaço do papel de forma desordenada. O arte-educador deve estar atento para oferecer a estas crianças, possibilidades criativas que lhe permitam desenvolver seus sentidos. Portanto os temas são importantes, temas que falem do corpo e de suas partes, dos tamanhos, que identifiquem sentimentos ou emoções.

Esta fase oferece maiores possibilidades para o trabalho do arte-educador. Ele já começa a reconhecer na criança, o indivíduo. Tem também uma gama maior de materiais que oferecem posibilidades de desenvolvimento intuitivo, criativo e psíquico-motor. O educador deve ser cuidadoso e meticuloso ao iniciar a criança numa nova modalidade. Ela deve ter, num primeiro momento um contato mais livre com o material. Depois, aos poucos vai sendo orientada e conduzida em suas melhores possibilidades. A arte pode ajudar no desenvolvimento escolar, oferecendo ao aluno oportunidade de trabalhar com materiais e temas paralelos aos seus aprendizados. O arte-educador desta fase deve observer que poderá estar contribuindo para um melhor rendimento escolar se souber harmonizar os materiais oferecidos com os temas de interesse do aluno e do currículo escolar; entretanto a sua tarefa prioritária é a de proporcionar o desenvolvimento dos aspectos criativos da criança e seu senso estético.

A produção da criança desta fase é muito rica e os resultados estimulam o trabalho do professor, que deve estar atento para a qualidade do desenvolvimento criativo do aluno. 

 Mateus Guimarães Figueiredo Ferreira de Souza - 6 anos

FONTE: 
ONG – a arte ampliando possibilidades. / Isabel Azevedo Marques – [ et al] – São Paulo: CENPEC, 2003 – 4 ed. – (Educação e participação do CENPEC).

Um comentário:

  1. Olá Wellington Barcelos.

    A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
    Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir