quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PEDAGOGIA NA EMPRESA


A Pedagogia empresarial possui merecida importância no cenário contemporâneo, uma vez que ampara a dimensão e diversidade humana, diante do competitivo e complexo mercado de trabalho. Mais que uma ferramenta de apoio, o Pedagogo está se tornando uma realidade necessária nas empresas.

Em tempos contemporaneos o planeta apresenta mudanças rápidas e significativas em todos os setores, educação e economia por exemplo, encontram-se cada vez mais ligadas e interdependentes.

Normalmente encontramos pedagogos inseridos em instituições de ensino, cuidando da comunidade e da complexidade do espaço escolar e sabemos que sem o mesmo estes espaços estariam com suas dinâmicas comprometidas. Em contrapartida e acompanhando os tempos modernos, o mercado de trabalho também sofre profundas transformações, necessitando de um novo modelo de organização e estrutura da economia e da sociedade: a economia do saber. 
 
A partir dessa realidade e da imposição da sociedade do conhecimento, a Pedagogia ganha um novo foco e o seu profissional um novo perfil, o empresarial. 

O Pedagogo na empresa através de seu conhecimento, assegura de maneira eficaz a melhoria da qualidade da prestação de serviços, atuando na elaboração de projetos, na formulação de hipóteses, e nos relaçionamentos interpessoais, a fim de garantir a qualidade do atendimento e a formação continuada dos funcionários, exercendo assim seu papel de educador. 

Uma vez que sua atuação encontra-se alicerçada na dimensão e diversificação humana, o Pedagogo na empresa torna-se figura de grande relevância, gerando mudanças culturais no ambiente de trabalho, na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente, prestando consultoria interna relacionada ao treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações, o que consequentemente garantem à empresa um quadro de funcionários mais frequente e com pouca rotatividade, além de garantir maturidade intelectual e melhoria organizacional.

Diante do exposto, a transformação dos processos produtivos encontra-se cada vez mais voltada à capacidade expressiva e humanística dos indivíduos fazendo do Pedagogo uma presença cada vez mais crescente nas empresas, pois a partir de seu domínio de conhecimentos, técnicas e práticas, somadas à sua experiência, torna-se praticável elaborar e consolidar planos, projetos e ações que visem colaborar com uma comunicação mais eficiente, com a melhoria da atuação dos funcionários, melhorando assim o desempenho e imagem das mesmas. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 

NOBRE, suzana - O PEDAGOGO EMPRESARIAL ATUANDO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – disponível em: http://pedagogiaempresarialfespuemg.blogspot.com/2008/06/o-pedagogo-empresarial-atuando-em.html - acesso em:23/08/11

Um comentário: